Literatura no ENEM
Em se tratando da prova
relacionada a essa área do conhecimento – a Literatura –, você primeiramente
precisa se conscientizar de que ela, assim como toda arte, é uma transfiguração
do real, isto é, a realidade recriada por meio do espírito do artista vivendo
em seu tempo.
Sendo assim, o artista, de acordo
com sua ideologia, submetido a um contexto histórico, político e social,
realiza um trabalho especial, cuja matéria-prima é a própria palavra. Dessa
forma, torna-se evidente que em todo esse “manejo” predomina tão somente a
função poética da linguagem, na qual a intenção do emissor, no caso o artista,
é voltada para a própria mensagem, seja na estrutura ou na seleção e combinação
das palavras, de forma a atingir plenamente seu objetivo “artístico”.
Com base nesses pressupostos,
você terá condições de entender alguns dos objetivos referentes ao processo
pelo qual irá passar, uma vez que é esperado que o aluno demonstre seus
conhecimentos relacionados ao campo da Literatura, tendo em vista a capacidade
de:
- Analisar, interpretar e aplicar
recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos,
mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de
acordo com as condições de produção e recepção.
- Estabelecer relações entre o
texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto
histórico, social e político.
- Relacionar informações sobre
concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
- Reconhecer a presença de
valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário
nacional.
Torna-se importante ressaltar que
tais objetivos estão intrinsecamente relacionados ao objetivo maior do Exame
Nacional do Ensino Médio, que é – em vez de conduzi-lo a memorizações
mecanicistas de conceitos – fazer com que você entenda acerca da aplicação dos
termos e suas funções na língua.
Matemática no ENEM
alguns temas de Matemática
recorrentes nas provas do Enem:
1) Grandezas Proporcionais:
Questões que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais são muito
frequentes no Enem. Portanto vale uma boa revisão em regras “de três” simples
ou composta; direta ou inversa; porcentagem. Questões que envolvem cálculo de
juros (simples ou compostos), descontos, lucros ou prejuízos são também
freqüentes neste exame.
2) Interpretação de gráficos:
Saber interpretar gráficos é, antes de tudo, ter um domínio sobre a manipulação
dos dados deste, além de dominar a forma como este gráfico se comporta. Saber
interpretar gráficos com um crescimento linear, por exemplo, é de extrema
importância.
3) Análise Combinatória e
Probabilidade: Elementos importantíssimos em um bom desempenho no exame.
Ferramentas como permutação, combinação são muito frequentes na prova.
4) Estatística: Conteúdo que
caracteriza o Enem nas provas de matemática. Termos como média aritmética e
ponderada; mediana, moda e ainda saber os conceitos de variância e desvio
padrão são muito importantes.
5) Geometria Espacial e Plana: Na
parte da Geometria Espacial, cabe uma revisão sucinta de prismas, cilindros e
cones. A semelhança entre sólidos também merece uma atenção especial ao
candidato. Na parte de Geometria Plana, as áreas de figuras planas e da
circunferências são primordiais. Cabe por último, uma boa revisão de
trigonometria no triângulo retângulo, funções trigonométricas e soma de arcos.
7 fatos curiosos sobre a
matemática
1. O poder do “4”
Essa aqui é mérito nacional e
bastante conhecido de quem já gostava de matemática na infância. Escrito pelo
brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, sob o pseudônimo Malba Tahan, o livro
“O Homem que Calculava” trazia, entre outras teorias, a dos “quatro quatros”.
Segundo ela, é possível formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando
quatro numerais 4 e sinais de operações matemáticas, como soma, divisão,
exponenciação ou fatorial. Deseja obter um “3”? É só fazer a seguinte operação:
(4+4+4)/4. Fãs de Tahan já afirmam conseguir obter qualquer número até a casa
dos 100.000. Será que você consegue?
2. Como é que é?
O austríaco Kurt Gödel é
responsável por uma das curiosidades mais interessantes e bizarras da
matemática. O “Teorema da incompletude” que leva seu nome tem duas teorias, mas
a segunda delas é capaz de confundir a cabeça até do fã mais radical dessa ciência.
Segundo ela, uma teoria aritmética só pode provar sua consistência se for um
axioma inconsistente. Calma, explicamos: uma fórmula não pode garantir sua
própria existência – mas isso pode ser feito por outra verdade matemática, que
dá continuidade ao ciclo. Que confusão!
3. Ele está em todo lugar
O número de ouro é uma das
teorias mais surpreendentes da matemática – e também a que mais está envolvida
em mentiras. Ela fala de uma unidade irracional que estaria presente em vários
elementos da natureza, da arquitetura e até do corpo humano. Representado pelo
símbolo grego Phi (f), o número 1,6180, que seria equivalente à razão
diagonal/lado de um pentágono regular, é estudado desde a Antiguidade por
matemáticos. Ele indicaria a harmonia, por isso estaria presente em obras de
Leonardo da Vinci, construções como as Pirâmides do Egito e até no comprimento
das falanges humanas. Mas isso também o levou a ser questionado por muitos
outros teóricos recentes, que afirmam que a presença dele em obras de arte é
pura especulação.
4. Recompensa cheia de números
Em 2000, o Clay Mathematics
Institute anunciou que pagaria o prêmio de US$ 1 milhão a cada matemático que
fosse capaz de resolver os chamados “problemas do milênio”: sete problemas
bolados durante vários séculos e que nunca haviam sido resolvidos.
Ninguém nega que o prêmio é bom,
mas isso não significa que ele sairia tão facilmente. Demorou dez anos para a
fundação desembolsar o primeiro dos sete pagamentos, feito ao russo Grigori
Perelman, que resolveu a chamada “conjectura de Poincaré”, uma série de
cálculos abstratos envolvendo esferas tridimensionais. Ele rejeitou o pagamento
e, até agora, ainda é o único a riscar um problema da lista.
5. Gênio precoce
O matemático Evariste Galois é um
dos destaques dessa ciência por seu conhecimento elevado ainda na adolescência,
quando muita gente não quer nem chegar perto dos números. Ele chegou até a
questionar os professores e abandonar as aulas para estudar por livros de
gênios já consagrados, pois se considerava um nível acima daquilo tudo.
Nessa época, ele inventou um ramo
totalmente novo da matemática, a “teoria dos grupos”, na qual constava a
resposta sobre como resolver uma equação do 5° grau ou mais sem utilizar a
transformação dos radicais, mas buscando as raízes da fórmula.
6. Tem que estudar mais, menino!
A nota média de matemática dos
estudantes que se formaram no ensino médio em 2011 e prestaram o exame SAT
(Scholastic Aptitude Test) foi de apenas 510 pontos, em um total de 800. O
teste serve para avaliar a aptidão do aluno e direcioná-lo para a universidade
mais adequada.
7. Primo de quem?
Os números primos fazem parte de
um dos mais simples e intrigantes mistérios da matemática. Por que o 7, o 13 e
o 29 são primos – e as unidades anteriores ou seguintes não? O padrão de
distribuição dessa classificação permanece desconhecido, mas há uma luz no fim
do túnel.
Chamada “Hipótese de Riemann”, a
teoria tenta estabelecer um padrão escondido e não aleatório para os números
primos – mas entender isso leva ainda mais tempo do que decorá-los.
História ENEM
Inicialmente vale ressaltar
algumas características da forma que tal disciplina se apresenta no Enem:
- Textos longos e bastante
rebuscados;
– Muitos relacionam temas atuais
com acontecimentos antigos, relativos ao mesmo assunto;
– Questões que exigem boa
interpretação e leitura;
– Além de tudo, disfarçadamente,
o exame exige dos candidatos amplo conhecimento do conteúdo do Ensino Médio.
Com tantas características
simultâneas, é claro que os candidatos necessitam de várias estratégias para se
prepararem, de fato, para a prova. Segue nossas dicas:
1- Muita Leitura!
Quem não tem o hábito de ler
textos mais complexos e carregados, certamente não conseguirá manter o foco
durante o exame.
2- Quando notar que o texto de
determinada questão é extenso, leia primeiro a pergunta.
Esse procedimento ajudará o
candidato para que não necessite ler novamente toda a questão, pois, como sabe
o que será perguntado, ao ler o texto, a resposta acaba “saltando” aos olhos.
3- Quando aparecerem textos
antigos, leia atentamente a data de publicação do mesmo.
Esse procedimento pode “salvar”
várias questões, pois possibilita o candidato relacionar a data com o contexto
histórico.
4-Estudar!
Não tem escapatória. Conteúdo é
conteúdo.
Referente à última dica
(Estudar!), vale destacar os assuntos que mais foram alvos nas questões de
história do Enem desde de 1998;
1º — Brasil República
2º — Era Vargas
3º — Segunda Guerra Mundial e
Brasil Colônia
4º — Militarismo no Brasil, Escravidão e
Idade Média
5º — Guerra Fria, Revolução
Industrial e Liberalismo
E para ajudar mais nos estudos
seguem alguns sites:
www.sohistoria.com.br
www.historiadigital.org
www.historiadobrasil.net
historiaonline.com.br
www.historialivre.com
www.suapesquisa.com/historia
www2.uol.com.br/historiaviva
www.historiadomundo.com.br
www.histosofia.com.br
democraciapolitica.blogspot.com.br
hid0141.blogspot.com.br
alexandrehistoria.blogspot.com.br
www.historiabrasileira.com
soprahistoriar.blogspot.com.br
umprofessordehistoria.blogspot.com.br
www.sendasdahistoria.blogspot.com.br
historiandonanet07.wordpress.com
saibahistoria.blogspot.com.br
falando-historia.blogspot.com.br
histoblogsu.blogspot.com.br
Como estudar para história do
ENEM?
Uma primeira forma de proceder
durante a prova deve ser a leitura atenta dos enunciados das questões.
Geralmente são apresentados textos de historiadores em que muitas vezes a
linguagem é mais erudita, sendo necessária maior atenção do aluno. Uma dica
para a prova, e que geralmente é utilizada no próprio estudo da história, é
“questionar o texto”. No caso da prova do Enem, o candidato pode inicialmente
ler a questão e com ela direcionar a leitura do texto que é apresentado. O
próprio texto responde à questão, facilitando a escolha da alternativa.
As questões buscam ainda
relacionar fatos do passado com acontecimentos recentes. Exemplo pode ser
encontrado com o tema cidadania, principalmente no que se refere ao direito de
voto. Muitas questões do Enem pretendem avaliar o conhecimento que os
candidatos têm sobre a história do direito de voto no mundo, que surgiu com
mais força após a Revolução Francesa de 1778 e, no Brasil, principalmente no
Período Republicano. Nesse sentido, conhecimentos sobre o voto do cabresto e
coronelismo na República Velha, além da campanha das Diretas Já na década de
1980 podem ser cobrados.
O conhecimento sobre o
desenvolvimento do capitalismo e o surgimento das classes sociais e de seus
movimentos políticos também é geralmente pedido. Na história brasileira
abordada no Enem tem ganhado significativa importância a Era Vargas, por
representar o principal impulso ao desenvolvimento do capitalismo no Brasil e
também por surgir as primeiras medidas legislativas de direitos trabalhistas.
No âmbito de história geral, é necessária uma especial atenção ao
desenvolvimento das lutas da classe operária europeia no século XIX e as
correntes políticas que surgiram no período, como o liberalismo, o socialismo,
o comunismo e o anarquismo. É importante, nesse sentido, dominar o conteúdo
sobre Revolução Russa e suas consequências no século XX.
A formação das identidades
culturais é também tema recorrente nos conteúdos de História do Enem. É
importante para o aluno estudar a escravidão no Brasil e refletir sobre suas
consequências na formação da população brasileira, principalmente a existência
de elementos de matriz africana na identidade nacional.
Por fim, em virtude das ações da
Comissão da Verdade, pode ser pedido ao candidato que responda a questões sobre
a memória nacional e como a tentativa de investigar os crimes da ditadura
militar está relacionada a esse esforço, apresentada como meio de consolidar o
processo democrático, afastando as possibilidades de um novo regime militar no
país. Um caminho para se atualizar sobre esse debate pode ser encontrado nas
reportagens sobre o depoimento do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra à
Comissão da Verdade, ocorrido em maio de 2013.
Mas a principal sugestão é muita
leitura. Não apenas para a prova do Enem, mas também para a própria vida do
estudante.
Biologia
O Enem costuma cobrar os temas de
Biologia em assuntos do cotidiano e questões interdisciplinares na prova de
Ciências da Natureza e suas Tecnologias. De acordo com o professor Leandro
Neves, do Cursinho do XI, o tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução,
fisiologia e genética.
O professor explica que é,
também, muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do enunciado,
especialmente do último parágrafo em que se encontra a pergunta, além das
alternativas que, muitas vezes, podem conter alguma dica para a resolução.
"Também oriento que os alunos treinem bastante interpretação de gráficos e
tabelas, indispensável para resolver boa parte das questões", diz.
Ecologia
Dentro de ecologia, sempre são
cobrados temas atuais, como sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da
água, geração de energia, destino do lixo e aquecimento global.
"O vestibulando deve ter um
bom conhecimento sobre teia e cadeia alimentar, fluxo de energia, relações
ecológicas, biomas e sucessão ecológica, além dos ciclos biogeoquímicos, em
especial o ciclo da água, do nitrogênio e do carbono", ressalta Leandro.
Importante: Em 2014, é bastante
provável que, nas questões de ecologia, sejam abordados temas referentes à
preservação e uso dos recursos hídricos, visto a grande quantidade de cidades
do país afetadas pela falta de chuvas. Fique atento!
Evolução
Em evolução, é importante focar
os estudos nas teorias de Lamarck e Darwin e nos mecanismos de formação das
espécies. "Também é importante rever os estudos de caso, como o clássico melanismo industrial, em que se
pode observar a seleção natural agindo sobre as
mariposas brancas e pretas na Revolução Industrial", explica o professor
Leandro.
Fisiologia
Para fisiologia, o estudante deve
priorizar o funcionamento dos sistemas do corpo, que costumam ser cobradas em
questões que tratam do cotidiano. "O Enem costuma cobrar o tema em
questões como as reações do corpo frente aos exercícios físicos, a uma dieta
especial de alimentos e a mudanças climáticas", ressalta Leandro.
"O candidato também pode
encontrar questões sobre patologias. Vale estudar o funcionamento dos vírus e
bactérias, atentando para as formas de prevenção e combate. Além disso, é
possível que apareçam as clássicas questões sobre as parasitoses, com os ciclos
de vida do parasita e as profilaxias", diz o professor.
Importante: Neste ano, é bem
provável que a prova contenha alguma questão sobre a dengue, que bateu recordes
históricos de infecção em várias cidades brasileiras. Fique atento!
Genética e biotecnologia
Segundo alerta o professor Leandro, é muito
importante que, em genética, o aluno tenha domínio sobre a Primeira e Segunda
Leis de Mendel, em especial na definição de genótipos e fenótipos e nos
cálculos de probabilidade. Já em biotecnologia, assuntos como as técnicas do
DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica, transgênicos e as implicações
éticas no uso destas técnicas devem ser revisados.
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