Curso: Geografia
Em algumas escolas, você opta já no vestibular, entre o
bacharelado e a licenciatura, enquanto
outras permitem essa escolha após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às
duas titulações. Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas básicas de
geografia física, humana, regional e instrumental. Nos cursos de licenciatura,
há ainda as disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação e didática. O
estágio é obrigatório. Atenção: algumas graduações direcionam a formação para
um setor específico, como meio ambiente (Fasar-MG e Focca-PE) ou climatologia
(Unesp Ourinhos), enquanto a Unila (PR) tem um curso focado em América Latina.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciências Humanas (geog.); Humanidades (geog.).
O que você pode fazer
Cartografia digital
Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.
Ecoturismo
Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e
áreas de preservação ambiental.
Ensino com licenciatura
Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio ou em cursinhos
pré-vestibulares.
Geografia humana
Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de
grupos, sociedades e nações.
Geografia dos transportes
Organização dos sistemas de circulação e logística urbana e
rural. Planejamento de sistemas de trânsito, transportes, levando em conta a
mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade.
Geopolítica
Pesquisar a organização social, política e econômica de
países e regiões.
Geoprocessamento
Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização
de softwares específicos.
Planejamento agrícola
Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o
mínimo de impacto sobre o meio ambiente.
Planejamento urbano
Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana,
planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana,
sustentabilidade e inclusão social.
Sensoriamento remoto
Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a
preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos
hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.
A BAHIANA DE MEDICINA
E SAÚDE PÚBLICA
A escola Bahiana de medicina e saúde publica tem sua história
vinculada às raízes da Medicina na cidade de Salvador.
A determinação, a larga experiência e a dedicação às Ciências
da Saúde de um grupo de lideranças médicas criaram a Escola Bahiana de Medicina
e Saúde Pública. Na época, a região apresentava grande carência de
profissionais da área médica. Assim, a Escola nasceu em Salvador, há 60 anos.
Comprometida com a qualidade do ensino superior oferecido e
dos serviços assistenciais prestados à população, a BAHIANA forma profissionais
críticos, éticos e capacitados, tanto do ponto de vista técnico-científico
quanto humano, a construir seu saber e encaminhamento profissional, bem como a
enfrentar os desafios e exigências da sociedade contemporânea.
Já tendo diplomado mais de 10.000 profissionais da área de
saúde, atualmente, a Bahiana, como é carinhosamente conhecida, ministra cursos
de graduação em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia,
Psicologia, Enfermagem e Biomedicina.
Na área de pós-graduação, pesquisa e extensão oferece amplo
programa com o objetivo de melhorar a qualificação de profissionais da área da
saúde, aprofundando seus conhecimentos e abrindo novas perspectivas de inserção
no mercado de trabalho, além de preparar, em seus cursos de mestrado e
doutorado, profissionais para a docência e a pesquisa.
O corpo docente é formado por mais de 500 professores,
envolvendo mestres, doutores e especialistas, atualizados e treinados para
garantir o alto padrão de qualidade de ensino, forte tradição da Bahiana.
A BAHIANA tem ampliado continuamente sua infraestrutura para
obter instalações de concepção funcional, totalmente voltadas para o ensino,
pesquisa, extensão e assistência, objetivando o desenvolvimento técnico,
científico e humano dos seus alunos e técnicos.
As Unidades Acadêmicas Nazaré, Brotas e Cabula estão
equipadas com pavilhões de aulas, laboratórios de ensino, laboratórios de
pesquisa, laboratórios de informática, biotérios, auditórios, ambulatórios,
serviço de análises clínicas, bibliotecas, contendo mais de 25.000 livros e 60
assinaturas de periódicos, acesso à Internet e às bases de dados da Medline e
Bireme, laboratórios de multimídia e videoteca, espaços de convivência e o
Centro de Convenções do Cabula.
Em sintonia com as aspirações da sociedade, a instituição
converge seus esforços para uma atuação moderna no âmbito da saúde, promovendo
e incentivando a educação sob múltiplas formas, com o objetivo de desenvolver
plenamente as pessoas, preparando-as para o exercício da cidadania e
qualificando-as para o trabalho, promovendo a ciência e a cultura, prestando
serviços de referência à sociedade e consolidando a pesquisa e a extensão como
atividades permanentes de parcela expressiva do seu corpo docente, em
intercâmbio, inclusive, com outras instituições congêneres.
Por essas razões, o desenvolvimento consciente e contínuo da
Bahiana tem, ao longo dos seus 60 anos de existência, correspondido às expectativas regionais e
nacionais na área da saúde humana.
CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE CACHAÇA
O uso da cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de
cachaça, assim como o processo produtivo implícito, é a ocupação básica do
tecnólogo em Produção de Cachaça. Este profissional planeja, gerencia o corte,
o transporte e a moagem da matériaprima, supervisiona a filtragem do caldo da
cana-de-açúcar, atento a aspectos como fermentação e rendimento alcoólico,
acompanha, ainda, as transformações associadas ao envelhecimento do produto. A
análise sensorial, o envase e a comercialização, além do gerenciamento dos
resíduos industriais são, também, outras atribuições deste profissional.
Carga horária mínima
2.400 horas
Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de análise sensorial
Laboratório de biologia
Laboratório de informática com programas específicos
Laboratório de microbiologia
Laboratório de produção de cachaça
Laboratório de química
Laboratório didático: área de plantio
CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA OFTÁLMICA
O tecnólogo Oftálmico executa atividades de medidas de
funções do aparato visual, realiza exames complementares solicitados pelo
médico oftalmologista, por meio de manuseio de equipamentos oftálmicos
específicos – ópticos, eletrônicos e informatizados –, obtendo, editando e
registrando dados para subsidiar laudo e diagnóstico do médico. Realiza
capacitação para o uso e manutenção preventiva de equipamentos oftálmicos.
Desenvolve também novas soluções tecnológicas e pesquisas, além de instrumentar
cirurgias oftalmológicas e colaborar na reabilitação de pacientes com
deficiência visual. Integra equipes multiprofissionais e interdisciplinares na
promoção e prevenção da saúde ocular. Clínicas, hospitais, laboratórios, bancos
de olhos, fabricantes e distribuidores de equipamentos oftálmicos, instituições
de pesquisa, dentre outros, são campos de atuação deste profissional. A
constante atualização tecnológica, o conhecimento da física óptica, das
ciências biológicas básicas e aplicadas ao processo visual, da legislação
específica, fundamentados na ética, segurança e qualidade, são requisitos para
atuação profissional com consciência crítica.
Carga horária mínima
2.400 horas
Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Centro oftalmológico de alta complexidade
Laboratório de anatomia
Laboratório de equipamentos oftálmicos
Laboratório de informática com programas específicos
Laboratório de patologia e microbiologia ocular
Laboratório de óptica fisiológica
Laboratório didático: ambulatório de atendimento
supervisionado
CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO ASSISTIVA
O tecnólogo em Comunicação Assistiva atua na promoção da
acessibilidade das pessoas com deficiência, na perspectiva da inclusão escolar
e social nos setores públicos ou privados. Utiliza recursos pedagógicos,
linguagens, códigos e sistemas específicos tais como: Libras, Braille e
Comunicação Alternativa, equipamentos, tecnologias, ferramentas de trabalho
especialmente desenhadas ou adaptadas para viabilizar a comunicação, a
informação e a sinalização para o acesso à educação. Com a crescente inserção
deste público no setor produtivo e o advento de novas tecnologias de informação
e comunicação, a área demanda profissionais tecnicamente preparados. Além de
empregar equipamentos e técnicas de produção de material para essa “comunicação
especial”, este profissional envolve-se também com estudos e pesquisas para o
desenvolvimento de novas estratégias, estimulando a inclusão social pela
minimização das barreiras na comunicação.
Carga horária mínima
1.600 horas
Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de Braille
Laboratório de informática com programas específicos
Sociologia
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos
de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam
os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia
estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos
sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e
suas culturas.
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por Auguste
Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a
História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e
Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
Augusto Comte
A Sociologia surgiu
como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que
estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e
posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no
mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no
Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das
sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os
fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações
gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles
eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado
Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na
vida dos cidadãos.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia
pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento
sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um
instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou
relações sociais.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade,
como grupos étnicos (indígenas, aborígenes, ribeirinhos etc.), classes sociais
(de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos etc.), gênero (homem,
mulher, criança), violência (crimes violentos ou não, trânsito, corrupção
etc.), além de instituições como família, Estado, escola, religião etc.
Além de suas aplicações no planejamento social, na condução
de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e
governamentais, o conhecimento sociológico é também um meio possível de
aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os
interessados a compreender mais claramente o comportamento dos grupos sociais,
assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanística, a
Sociologia é uma forma significativa de consciência social e de formação de
espírito crítico.
A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo
essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser
usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e
neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências
Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física,
química etc.), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de
estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma
desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia
é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica.
Quiropraxia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é
uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das
desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens
na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a
manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a
filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande
importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a
atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna
vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente
coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu
enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas
significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos
da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação
ou complexo de subluxação.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador
do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos
cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores
significativos na abordagem do paciente.
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