segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cursos Interessantes

Curso: Geografia
Em algumas escolas, você opta já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura,  enquanto outras permitem essa escolha após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às duas titulações. Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas básicas de geografia física, humana, regional e instrumental. Nos cursos de licenciatura, há ainda as disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação e didática. O estágio é obrigatório. Atenção: algumas graduações direcionam a formação para um setor específico, como meio ambiente (Fasar-MG e Focca-PE) ou climatologia (Unesp Ourinhos), enquanto a Unila (PR) tem um curso focado em América Latina.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciências Humanas (geog.); Humanidades (geog.).
O que você pode fazer
Cartografia digital
Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.
Ecoturismo
Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental.
Ensino com licenciatura
Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio ou em cursinhos pré-vestibulares.
Geografia humana
Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações.
Geografia dos transportes
Organização dos sistemas de circulação e logística urbana e rural. Planejamento de sistemas de trânsito, transportes, levando em conta a mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade.
Geopolítica
Pesquisar a organização social, política e econômica de países e regiões.
Geoprocessamento
Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos.
Planejamento agrícola
Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.
Planejamento urbano
Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social.
Sensoriamento remoto
Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.



A BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
A escola Bahiana de medicina e saúde publica tem sua história vinculada às raízes da Medicina na cidade de Salvador.
A determinação, a larga experiência e a dedicação às Ciências da Saúde de um grupo de lideranças médicas criaram a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na época, a região apresentava grande carência de profissionais da área médica. Assim, a Escola nasceu em Salvador, há 60 anos.
Comprometida com a qualidade do ensino superior oferecido e dos serviços assistenciais prestados à população, a BAHIANA forma profissionais críticos, éticos e capacitados, tanto do ponto de vista técnico-científico quanto humano, a construir seu saber e encaminhamento profissional, bem como a enfrentar os desafios e exigências da sociedade contemporânea.
Já tendo diplomado mais de 10.000 profissionais da área de saúde, atualmente, a Bahiana, como é carinhosamente conhecida, ministra cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Biomedicina.
Na área de pós-graduação, pesquisa e extensão oferece amplo programa com o objetivo de melhorar a qualificação de profissionais da área da saúde, aprofundando seus conhecimentos e abrindo novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho, além de preparar, em seus cursos de mestrado e doutorado, profissionais para a docência e a pesquisa.
O corpo docente é formado por mais de 500 professores, envolvendo mestres, doutores e especialistas, atualizados e treinados para garantir o alto padrão de qualidade de ensino, forte tradição da Bahiana.
A BAHIANA tem ampliado continuamente sua infraestrutura para obter instalações de concepção funcional, totalmente voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e assistência, objetivando o desenvolvimento técnico, científico e humano dos seus alunos e técnicos.
As Unidades Acadêmicas Nazaré, Brotas e Cabula estão equipadas com pavilhões de aulas, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, laboratórios de informática, biotérios, auditórios, ambulatórios, serviço de análises clínicas, bibliotecas, contendo mais de 25.000 livros e 60 assinaturas de periódicos, acesso à Internet e às bases de dados da Medline e Bireme, laboratórios de multimídia e videoteca, espaços de convivência e o Centro de Convenções do Cabula.
Em sintonia com as aspirações da sociedade, a instituição converge seus esforços para uma atuação moderna no âmbito da saúde, promovendo e incentivando a educação sob múltiplas formas, com o objetivo de desenvolver plenamente as pessoas, preparando-as para o exercício da cidadania e qualificando-as para o trabalho, promovendo a ciência e a cultura, prestando serviços de referência à sociedade e consolidando a pesquisa e a extensão como atividades permanentes de parcela expressiva do seu corpo docente, em intercâmbio, inclusive, com outras instituições congêneres.
Por essas razões, o desenvolvimento consciente e contínuo da Bahiana tem, ao longo dos seus 60 anos de existência,  correspondido às expectativas regionais e nacionais na área da saúde humana.



CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE CACHAÇA
O uso da cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de cachaça, assim como o processo produtivo implícito, é a ocupação básica do tecnólogo em Produção de Cachaça. Este profissional planeja, gerencia o corte, o transporte e a moagem da matériaprima, supervisiona a filtragem do caldo da cana-de-açúcar, atento a aspectos como fermentação e rendimento alcoólico, acompanha, ainda, as transformações associadas ao envelhecimento do produto. A análise sensorial, o envase e a comercialização, além do gerenciamento dos resíduos industriais são, também, outras atribuições deste profissional.
Carga horária mínima
2.400 horas
Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de análise sensorial
Laboratório de biologia
Laboratório de informática com programas específicos
Laboratório de microbiologia
Laboratório de produção de cachaça
Laboratório de química
Laboratório didático: área de plantio

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA OFTÁLMICA
O tecnólogo Oftálmico executa atividades de medidas de funções do aparato visual, realiza exames complementares solicitados pelo médico oftalmologista, por meio de manuseio de equipamentos oftálmicos específicos – ópticos, eletrônicos e informatizados –, obtendo, editando e registrando dados para subsidiar laudo e diagnóstico do médico. Realiza capacitação para o uso e manutenção preventiva de equipamentos oftálmicos. Desenvolve também novas soluções tecnológicas e pesquisas, além de instrumentar cirurgias oftalmológicas e colaborar na reabilitação de pacientes com deficiência visual. Integra equipes multiprofissionais e interdisciplinares na promoção e prevenção da saúde ocular. Clínicas, hospitais, laboratórios, bancos de olhos, fabricantes e distribuidores de equipamentos oftálmicos, instituições de pesquisa, dentre outros, são campos de atuação deste profissional. A constante atualização tecnológica, o conhecimento da física óptica, das ciências biológicas básicas e aplicadas ao processo visual, da legislação específica, fundamentados na ética, segurança e qualidade, são requisitos para atuação profissional com consciência crítica.
Carga horária mínima
2.400 horas
Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Centro oftalmológico de alta complexidade
Laboratório de anatomia
Laboratório de equipamentos oftálmicos
Laboratório de informática com programas específicos
Laboratório de patologia e microbiologia ocular
Laboratório de óptica fisiológica
Laboratório didático: ambulatório de atendimento supervisionado

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO ASSISTIVA
O tecnólogo em Comunicação Assistiva atua na promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência, na perspectiva da inclusão escolar e social nos setores públicos ou privados. Utiliza recursos pedagógicos, linguagens, códigos e sistemas específicos tais como: Libras, Braille e Comunicação Alternativa, equipamentos, tecnologias, ferramentas de trabalho especialmente desenhadas ou adaptadas para viabilizar a comunicação, a informação e a sinalização para o acesso à educação. Com a crescente inserção deste público no setor produtivo e o advento de novas tecnologias de informação e comunicação, a área demanda profissionais tecnicamente preparados. Além de empregar equipamentos e técnicas de produção de material para essa “comunicação especial”, este profissional envolve-se também com estudos e pesquisas para o desenvolvimento de novas estratégias, estimulando a inclusão social pela minimização das barreiras na comunicação.
Carga horária mínima
1.600 horas
Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de Braille
Laboratório de informática com programas específicos
Sociologia
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.

O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
Augusto Comte
 A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos (indígenas, aborígenes, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos etc.), gênero (homem, mulher, criança), violência (crimes violentos ou não, trânsito, corrupção etc.), além de instituições como família, Estado, escola, religião etc.
Além de suas aplicações no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais, o conhecimento sociológico é também um meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreender mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social e de formação de espírito crítico.
A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física, química etc.), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica.

Quiropraxia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário